//EUROPEAN ADULTS: TRAINING AND INTERNATIONALIZATION

A proposta “EUROPEAN ADULTS: TRAINING AND INTERNATIONALIZATION” nasce a partir da necessidade de uma prática inovadora no contexto da Educação e Formação de Adultos a nível europeu, a qual prevê desenvolver abordagens mais abertas e flexíveis, instrumentos de diagnóstico, avaliação e acreditação/validação de conhecimentos e competências de forma a encorajar nos adultos a formação ao longo da vida, quer a nível nacional quer a nível europeu.

A validação da aprendizagem não formal e informal é comummente entendida como um fator chave no sucesso das estratégias de aprendizagem ao longo da vida, mas encontra lacunas na sua implementação. Não existe uma metodologia específica e comum a todas as entidades que a desenvolvem e tão pouco a validação da aprendizagem a nível europeu.

Esta proposta visa a criação de uma metodologia totalmente inovadora (desenvolvimento de um manual metodológico e plataforma europeia) quer a nível nacional quer internacional, com o principal objetivo de proporcionar ao adulto/profissional, em qualquer parte do país ou país parceiro deste projeto, a possibilidade de conseguir iniciar e/ou desenvolver e/ou finalizar o processo de certificação e validação de competências, com base na mesma metodologia de trabalho (guia metodológico para profissionais, referenciais descodificados e bateria de atividades transversais de reconhecimento, validação e certificação de competências para os adultos).

Estando perante uma sociedade global que se pretende que seja integradora, a mobilidade dos adultos/técnicos no país ou além fronteiras não deve ser um entrave para a migração do trabalho realizado, independentemente do centro de certificação/validação ou do país.

En el proyecto EATI, presentamos 3 módulos en español para alumnos de FP básica y migrantes, junto con un detallado manual en español para profesores y orientadores:
Módulos en español y manual